sexta-feira, abril 20, 2012

Minhas Férias Em Salvador - Cidade Histórica


Olá, boa tardeeeeeee!!!
Tudo bem com vocês? Aqui está tudo ótimo, graças a Deus!

Sexta-feira, feriadão chegando...uhuuuuuu...bora aproveitar muito pessoal!!!

Aproveitando a deixa do feriadão, aproveito para trazer alguma das fotos que tirei em minha viagem a Bahia, como sabem, fiquei lá 1 mês de férias com a família...Lugar lindo, aproveitamos muiiiiiiito!!!
Como prometido esse é um dos lugares que conheci...para quem pensou que o primeiro post de minhas férias seriam as praias, errouuuuuuuuuuu, rs...resolvi mudar, já que das praias são centenas de fotos, e quero escolher as melhores, me aguardem...vou postando essas fotos no final de semana, feriados, para se pelo menos você não for viajar, que viaje aqui comigo...irei amar sua companhia, tá?

Então vamos ao que viemos, rs...
  • Pelourinho -  Apesar de ser conhecido por esse nome só a partir de 1807, quando o pelourinho da cidade foi instalado ali, o Largo do Pelourinho foi construído por volta de 1780 e a maioria dos edifícios oficiais datam do período da fundação da cidade. Até o final do século XIX, o Pelourinho ostentou não só a autoridade do governo, mas também a nobreza da alta classe baiana: senhores de engenho, magistrados, médicos, professores. Com a decadência da produção do açúcar e com a chegada do comércio à cidade alta, o bairro mudou de perfil: as residências, abandonadas pelos seus antigos moradores, foram ocupadas por cortiços e por lojas comerciais. Abandonado, o Pelourinho chegou a perder 30 prédios por dia, que literalmente vinham abaixo. Hoje, restaurado, é o centro cultural e artístico da cidade.


  • Terreiro de Jesus -  A praça XV de Novembro, mais conhecida como Terreiro de Jesus por causa da Igreja dos Jesuítas (atual Catedral Basílica), mantém características urbanas dos séculos passados. Sobrados ricamente adornados e três igrejas testemunham a época áurea em que Salvador foi capital da colônia. É nela que está localizada a Primeira Faculdade de Medicina do Brasil. No centro da praça, um chafariz de origem francesa (1855), todo em ferro fundido, representa a deusa Ceres, da agricultura.


  • Elevador Lacerda - O Elevador Lacerda une as duas partes de Salvador: a Cidade Alta e a Cidade Baixa. O elevador foi Elevador Lacerda visto do alto. Construído em 1873, pelo engenheiro Antônio Lacerda, com duas cabines movidas a força hidráulica. Em 1932, foi construída uma nova torre e foram acrescentadas mais duas cabines.

    O elevador demora 30 segundos para fazer a viagem, de 72 metros de altura, e transporta mais de 28 mil pessoas por dia...é cobrado um valor simbólico de 0,15 por pessoa.

  • Mercado Modelo - Originalmente localizado ao lado da Rua Chile, o antigo prédio do Mercado Modelo tombou ante um incêndio, em 1969. A mudança para o prédio da velha alfândega ocorreu um ano depois, tendo sido utilizado desde então para comércio popular e artesanato, com a preservação dos bares e restaurantes.

    O antigo prédio da alfândega foi construído em 1861, e apresenta características neoclássicas. Mas um novo incêndio ocorreu no Mercado modelo, já no Antigo Prédio da Alfândega, em 1983. Apenas sua estrutura foi salva, e reformado para assim continuar funcionando como um dos principais cartões postais de Salvador.

    Após a remoção dos escombros do incêndio de 1983, pôde-se ter ciência das catacumbas, que serviam para o comércio ilegal de escravos e contrabando, após a Lei que proibia o tráfico dos mesmo.

  • Forte São Marcelo -  Inicialmente chamado de Forte de Santa Maria Del Popolo, essa construção militar também é conhecida como o Forte do Mar. Sua função era a de barrar os ataques de piratas e proteger os navios ancorados no limite da cidade. Construído com formas circulares sobre um banco de areia longe da praia, foi iniciado em 1650 pelo engenheiro Felipe Guiton.


  • Baía de Todos os Santos - Foi nela que o 1º Governador Geral do Brasil, Tomé de Souza, aportou, mais especificamente na Vila do Porto da Barra, em 1549, data de fundação da Cidade. A Baía de Todos os Santos pode ter como marco inicial o Farol da Barra, que marca a primeira ponta da Bahia, e ser encerrada na península Itapagipana. 

E aí pessoal, gostaram do passeio? Espero que tenham curtido um cadinho das minhas férias, pois eu amei compartilhar esse bocadinho com vocês.

As fotos são minhas, agora as informações históricas eu retirei do site Conhecendo Salvador .

Bom, então por hoje é só...desejo a todos um maravilhoso final de semana seguido de um feriadão, aproveitem muiiiiiiiiito, mas é claro, com moderação...e se postarem fotos em seus blogs, face ou outras redes sociais, me avisem, pois amo ver fotos.

Obrigada a todas as pessoas que estão participando do Sorteio de Aniversário de 2 anos do Blog, desejo a todos boa sorte e para quem a inda não se inscreveu é só clicar AQUI.

Beijinhos e até a  próxima :)**

8 comentários:

Patricia Leite!! on 20 de abr. de 2012, 14:57:00 disse...

ôxente, arrasou hein! srrs
Férias merecidas né amiga!
bjkas
*ah, mas vc podia colocar vc nas fotos pra gente vê essa morena estilo cocadinha bahiana srrs!

Érica Tutty on 20 de abr. de 2012, 17:03:00 disse...

Adorei o blog, seguindo!!
Que vontade de ir tbm!!!
http://ericatutty.blogspot.com.br/2012/04/lancamento-sigma-novos-pinceis-e75-e.html

Beijos

Eloá Marques on 20 de abr. de 2012, 20:58:00 disse...

Patricia Leite...

kkkk, aí você quer estragar a paisagem, rs...deixa quieto!!!

Beijinhos cabelin :)**

Eloá Marques on 20 de abr. de 2012, 20:59:00 disse...

Erica Carvalho...

Oi lindona, seja super bem vinda...fico feliz que tenha gostado, fique a vontade, a casa é nossa!

Beijinhos :)**

Celinha on 21 de abr. de 2012, 17:08:00 disse...

Só vi muito pouco de avião quando fui a Pernambuco. As fotos tão lindas.
Bjos Celinha

Ana Paula Gervason on 22 de abr. de 2012, 13:48:00 disse...

Eloá querida!

Que passeio maravilhoso! Adorei as fotos!!!

Bjss e um domingo iluminado!!!

http://toutlamour.blogspot.com.br

Eliane Moreira on 22 de abr. de 2012, 23:02:00 disse...

Linda amiga amo essas paisagens,mar,natureza,perfeito.

Estava com saudades amiga,te desejo boa semana tá.Beijinhos.

http://licoisasfemininas.blogspot.com.br/

Adriana Lara on 23 de abr. de 2012, 10:19:00 disse...

oi lindona, deu pra matar as saudades...qdo fui p Salvador, não tive mta sorte - foi uma viagem de famtour - viagem de familiarização para quem trabalha com turismo - peguei mta coisa fechada..o Pelô estava todo fechado qdo passei por lá, mas deu p ver mta da história, como a faculdade de medicina a primeira do Brasil, cujos trabalhos de autopsia eram escondidos por serem proibidos, e eram efetuados em corpos de indigentes, tb pude visitar no mercado a parte onde os escravos ficavam presos, à mercê das marés, como modo de tortura... um dia eu volto e espero poder pegar os museus e igrejas abertos p visitar.
bjkas
tititi da dri

Pessoas Lindas!!!

Me Encontre Aqui...

Twitter Facebook

Pesquisar este blog

Arquivo


Clique e Visite
 

Salada Mista Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada